Artigos

Sistemas Operacionais

Sem software, um computador é basicamente um inútil amontoado de metal. Com software, um computador pode armazenar, processar e recuperar informções, exibir documentos de multimídia, pesquisar na Internet e envolver-se em muitas outras importantes atividades que justificam seu valor. O software de computador pode ser dividido, à grosso modo, em duas espécies: programas de sistema, que gerenciam a operação do computador em si, e programas aplicativos, que executam o trabalho que o usuário realmente deseja. O programa de sistema mais fundamental é o SISTEMA OPERACIONAL, que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos podem ser escritos.
 
 
O Sistema Operacional como um Gerenciador de Recursos
 
Os computadores modernos consistem em processadores, memórias, discos, mouses, interfaces de rede, impressoras e uma ampla variedades de outros dispositivos.Numa visão alternativa, o trabalho do sistema operacional é oferecer uma alocação ordenada e controlada dos processadores, das memórias e dos dispositivos de E/S entre os vários programas que compentem por eles.
 
Imagine o que acontecerria se três programas executando em um computador tentassem imprimir simultaneamente na mesma impressora! As primeiras poucas linhas de impressão talvez sejam do programa 1, as poucas linhas seguintes do programa 2, e algumas do programa 3, etc. O resultado seria o caos. O sistema operacional pode trazer ordem a esse caos potencial armazenando toda a saída destinada para a impressora no disco. Quando um programa tiver terminado, o sistema operacional pode, então, copiar sua saída a partir do arquivo de disco onde ela foi armazenada para a impressora, enquanto o outro programa pode continuar a gerar mais saída, ignorando o fato de que a saída realmente não está indo para a impressora (ainda).
 
Quando um computador tem múltiplos usuários, a necessidade de gerenciar e de proteger a memória, os dispositivos de E/S e outros recursos é ainda maior, uma vez que os usuários talvez interfiram um com o outro. Além disso, os usuários frequentemente necessitam não só compartilhar hardware, mas também as informações (arquivos, bases de dados, etc.). Em resumo, essa visão do sistema operacional sustenta que sua tarefa primária é monitorar quem está utilizando qual recurso, atender requisições de recurso, medir a utilização dos recursos e medir as requisições conflitantes de diferentes programas e usuários.
 

Main Menu